Em Assunção, capital do Paraguai, o auditório do Banco Central do Paraguai foi ponto de encontro para o IV Encontro Regional do Foro Madrid.
Ali, reuniram-se autoridades públicas, parlamentares, líderes do Partido Colorado, vereadores da capital e o prefeito Óscar “Nenecho” Rodríguez — todos em torno de uma pauta comum: a reafirmação de princípios que atravessam gerações.
O presidente do país, Santiago Peña, esteve presente e externou convicções que não se moldam ao momento, mas à essência de um projeto de nação. Ao discursar, ele falou que não há mais espaço para hesitações.
“A força da cultura, da economia e da sociedade paraguaia está na convicção de proteger a família e o caráter sagrado da vida”, afirmou.
O Foro Madrid, disse Peña, é mais do que um espaço de debate — é um ponto de encontro entre os que se mantêm firmes na “árdua luta pelo que é correto e verdadeiro neste mundo”.
O Paraguai, segundo o presidente, tem sustentado sua posição como um bastião moral em meio à polarização regional, mantendo-se fiel aos valores fundamentais do Ocidente.
“Não seguimos modismos, impomo-nos a eles”, declarou. Meu país jamais desistiu da luta pelos verdadeiros valores; ao contrário, vem travando esse combate há décadas, mesmo quando poucos ousavam se levantar contra as imposições externas e contra as ideologias dominantes.”
Ainda em sua fala, Peña alegou que a família é o pilar da sociedade paraguaia. “Família, família e mais família. Esse é o segredo de uma sociedade próspera, e os paraguaios sabem disso melhor que ninguém.”
Conexão Política