Offline
Antônio Risério - Esquerdista sim, iludido não
Publicado em 07/07/2025 10:48
Política

O antropólogo e escritor Antonio Risério, que possui ligações históricas com a esquerda e o Partido dos Trabalhadores (PT), fez duras críticas à gestão Lula neste domingo (6).

Risério atuou diretamente na campanha de Lula a presidente em 2002, sendo o responsável por escrever o discurso de posse do primeiro mandato do petista, em 2003.

Para ele, a gestão Lula é “um governo completamente perdido”, com “tudo no improviso” e “sem projeto nacional". O ex-aliado, entretanto, entende que o petista passou a perder crédito com apoiadores ainda no primeiro mandato.

“Lula tentou fazer algumas coisas, mas o tempo inteiro ele foi o cara da barganha. Foi o cara do jogo duplo, triplo até. Hoje, eu acho um governo completamente perdido. Ele não tem noção do que está fazendo. Na política externa, parece uma barata tonta de esquerda. Na política interna, uma barata tonta de centro. Eu não consigo ver uma luz neste governo”, declarou ao Poder360.

“Lula não tem nenhum projeto para o Brasil. É tudo no improviso. Você pega o Milei na Argentina – pode criticar à vontade, eu mesmo tenho milhões de restrições –, mas tem uma linha. Lula não tem. E agora ele volta a fazer aquela coisa horrorosa, de dividir o país entre nós e eles, que fez para enfrentar o Mensalão”, prosseguiu.

O antropólogo Antônio Risério também é um ferrenho adversário da cultura woke e das chamadas "pautas identitárias" o que também já lhe rendeu ataques raivosos dentro das próprias fileiras da esquerda, a ponto de colegas jornalistas da Folha de São Paulo organizarem uma lista de assinaturas exigindo a saida dele do jornal.

Comentários