Offline
Lula e o Supremo - Rejeitados pelo povo
Publicado em 30/06/2025 11:38
Política

O que faz uma democracia saudável é, sem dúvida alguma, o apoio da maioria do povo. E o que dizer de um país onde a maioria do povo rejeita os seus governantes e não acredita nas instituições públicas.  Um país em que os representantes dos poderes constituídos se utiliszm da repressão e da manipulação da comunicação para se manterem no cargo? Você conhece algum país assim? 

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado neste sábado (28) mostra que a maioria dos brasileiros afirma sentir vergonha de autoridades e instituições públicas do país.

Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados dizem ter vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo índice registrado em relação à Câmara dos Deputados. No Senado, o percentual é de 59%. Os que declaram orgulho são 30%, 28% e 27% - respectivamente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também aparece com avaliação negativa: 56% dos entrevistados afirmam sentir vergonha do chefe do Executivo, enquanto 40% dizem ter orgulho. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios nos dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais.

A percepção sobre o STF varia conforme a identificação política dos entrevistados. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% dizem ter vergonha da Corte, e apenas 12% afirmam sentir orgulho.

Já entre os eleitores de Lula, 52% demonstram orgulho dos ministros, enquanto 36% sentem vergonha. Outros 12% não souberam opinar.

O índice de rejeição ao STF é ainda mais elevado entre os entrevistados que se identificam com o PL: 91% dizem sentir vergonha da Corte, e apenas 5% expressam orgulho. Entre os petistas, 53% afirmam ter vergonha, e 33% se dizem orgulhosos do Supremo.

Com informações da Gazeta do Povo

Comentários