Offline
A velha do disjuntor - Finalmente calada
Publicado em 02/08/2025 09:13 • Atualizado 02/08/2025 09:39
Comportamento

A jornalista Eliane Cantanhêde anunciou nesta sexta-feira (1º) sua saída da GloboNews, onde atuava como comentarista política desde 2010. Após 15 anos na emissora, ela se despediu do público por meio de uma publicação nas redes sociais, afirmando que pretende dedicar mais tempo a atividades pessoais.

“Depois de quinze anos felizes e de muita energia na Globonews, ao lado de tanta gente querida e competente, é hora de parar e reservar as noites para meus livros, séries e um bom vinhozinho. Obrigada a todos, particularmente a você, assinante. Foi ótimo enquanto durou”, escreveu.

Cantanhêde integrava o time fixo do programa Em Pauta e tem longa trajetória na cobertura política. Formada pela Universidade de Brasília (UnB), passou por veículos como Folha de S.Paulo, onde chefiou a sucursal de Brasília entre 1997 e 2003, além de O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Veja.

Em junho, a comentarista se envolveu em uma controvérsia ao comentar sobre o conflito entre Irã e Israel. Durante uma análise no ar, questionou por que os mísseis iranianos causariam menos mortes do que os ataques israelenses na Faixa de Gaza, o que gerou críticas nas redes sociais.

“Por que os mísseis de Israel destroem Gaza. Matam, né? E os mísseis que saem do Irã e caem, efetivamente caem, em Israel, não matam ninguém. Tem uma mortezinha daqui, outra dali, tem 23 feridos daqui, 40 dali. Eu não consigo entender por que nessa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém”, afirmou à época.

Após a repercussão, Eliane esclareceu que a intenção era discutir a eficácia dos sistemas de defesa envolvidos no conflito. “Condeno o antissemitismo e não sou um monstro que ‘lamenta’ poucas mortes em qualquer guerra que seja, mas é importante entender por que os ataques do Irã são menos mortais que os israelenses. Quais são os mísseis iranianos? Como são a defesa, as edificações e bunkers de Israel?”, disse.

Conexão Política

Comentários